quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioTutoriaisComo Criar e Gerenciar Arquivos TAR.XZ no Linux

Como Criar e Gerenciar Arquivos TAR.XZ no Linux

O formato de arquivo TAR.XZ é amplamente utilizado no sistema operacional Linux para compactar e agrupar arquivos e diretórios em um único arquivo. Neste artigo, vamos aprender como criar e gerenciar arquivos TAR.XZ no Linux.

Existem várias maneiras de criar um arquivo TAR.XZ no Linux. A maneira mais comum é usar o comando tar. Para criar um arquivo TAR.XZ, você pode usar o seguinte comando:

tar -Jcvf arquivo.tar.xz arquivo1 arquivo2 diretório1 diretório2

Neste comando, -J é usado para especificar o formato TAR.XZ, -c é usado para criar um novo arquivo, -v é usado para exibir o progresso da compactação e -f é usado para especificar o nome do arquivo de saída.

Você pode adicionar quantos arquivos e diretórios quiser ao arquivo TAR.XZ, separando-os por espaços.

Além de criar arquivos TAR.XZ, você também pode extrair o conteúdo de um arquivo TAR.XZ no Linux. Para isso, você pode usar o seguinte comando:

tar -Jxvf arquivo.tar.xz

Neste comando, -x é usado para extrair o conteúdo do arquivo TAR.XZ.

Além disso, você também pode visualizar o conteúdo de um arquivo TAR.XZ sem extrair seu conteúdo. Para fazer isso, use o seguinte comando:

tar -Jtvf arquivo.tar.xz

Este comando exibirá uma lista de todos os arquivos e diretórios presentes no arquivo TAR.XZ.

Além do comando tar, também existem outras ferramentas que podem ser usadas para criar e gerenciar arquivos TAR.XZ no Linux, como o programa 7-Zip.

Em resumo, criar e gerenciar arquivos TAR.XZ no Linux é uma tarefa simples e útil. O formato TAR.XZ é amplamente suportado e oferece uma ótima maneira de compactar e agrupar arquivos e diretórios. Com o comando tar e outras ferramentas disponíveis, você pode facilmente criar, extrair e visualizar o conteúdo de arquivos TAR.XZ no Linux.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

mais populares

comentários mais recentes