quinta-feira, fevereiro 15, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioInstalaçãoComo instalar o Linux CentOS

Como instalar o Linux CentOS

O Linux CentOS é uma distribuição popular do sistema operacional Linux que oferece um ambiente estável e seguro para usuários e administradores de sistemas. Neste guia, vamos mostrar passo a passo como instalar o CentOS em seu computador.

Requisitos de sistema

Antes de começar a instalação, verifique se seu computador atende aos requisitos mínimos de sistema para o CentOS:

  • Processador de 64 bits
  • Pelo menos 2 GB de RAM
  • Pelo menos 20 GB de espaço em disco

Passo 1: Baixe a imagem do CentOS

Visite o site oficial do CentOS em www.centos.org e faça o download da imagem ISO mais recente do CentOS. Certifique-se de baixar a versão correta para a arquitetura do seu computador (por exemplo, x86_64 para processadores de 64 bits).

Passo 2: Grave a imagem ISO em um DVD ou crie um pendrive bootável

Após baixar a imagem ISO do CentOS, você pode gravá-la em um DVD ou criar um pendrive bootável. Se você optar por gravar em um DVD, use um software de gravação de discos para criar um DVD inicializável. Se preferir criar um pendrive bootável, você pode usar ferramentas como o Rufus (Windows) ou o Etcher (MacOS e Linux).

Passo 3: Inicie o computador a partir do DVD ou pendrive bootável

Insira o DVD ou pendrive bootável no seu computador e reinicie-o. Certifique-se de configurar a ordem de inicialização no BIOS ou UEFI para que o computador inicie a partir do DVD ou pendrive USB.

Passo 4: Selecione a opção de instalação

Assim que o computador iniciar a partir do DVD ou pendrive bootável, você será apresentado a um menu de instalação do CentOS. Selecione a opção “Instalar CentOS” e pressione Enter.

Passo 5: Configure o idioma e o layout do teclado

Na próxima tela, você será solicitado a selecionar o idioma e o layout do teclado. Escolha as opções desejadas e clique em Avançar.

Passo 6: Configure o disco rígido

Na tela de configuração do disco rígido, você pode escolher entre diferentes opções de particionamento. Se você estiver instalando o CentOS em um novo disco rígido, pode optar por usar todo o disco para o CentOS. Se você já tiver um sistema operacional instalado, pode escolher particionar o disco para manter o sistema existente e instalar o CentOS em uma partição separada.

Passo 7: Configure as opções de rede

Na tela de configuração de rede, você pode configurar as opções de rede do CentOS. Se você estiver conectado a uma rede com fio, o CentOS detectará automaticamente as configurações de rede. Se você estiver usando uma conexão sem fio, será necessário fornecer as informações de rede manualmente.

Passo 8: Configure a senha do root e crie um usuário

Na próxima tela, você será solicitado a definir uma senha para a conta de root do CentOS. Certifique-se de escolher uma senha forte e segura. Em seguida, você pode criar um usuário regular para uso diário do sistema.

Passo 9: Inicie a instalação

Após configurar todas as opções, clique em “Iniciar instalação” para iniciar o processo de instalação do CentOS. Aguarde até que a instalação seja concluída.

Passo 10: Reinicie o computador

Após a conclusão da instalação, você será solicitado a reiniciar o computador. Remova o DVD ou pendrive bootável e reinicie o sistema.

Parabéns! Você concluiu a instalação do Linux CentOS em seu computador. Agora você pode desfrutar de um sistema operacional estável e seguro.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

mais populares

comentários mais recentes