sábado, fevereiro 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDesenvolvimentoComo instalar o Node no Linux usando o NVM

Como instalar o Node no Linux usando o NVM

Introdução

O Node.js é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações JavaScript de código aberto, que permite que você execute JavaScript no lado do servidor. O Linux é um sistema operacional de código aberto amplamente utilizado por desenvolvedores em todo o mundo. Neste tutorial, vamos aprender como instalar o Node.js no Linux usando o NVM (Node Version Manager).

Passo 1 – Instalando o NVM

O NVM é uma ferramenta que permite instalar e gerenciar várias versões do Node.js em seu sistema Linux. Para instalar o NVM, abra o terminal e execute o seguinte comando:

wget -qO- https://raw.githubusercontent.com/nvm-sh/nvm/v0.38.0/install.sh | bash

Este comando irá baixar e executar o script de instalação do NVM. Após a conclusão, você precisará fechar e reabrir o terminal para que as alterações entrem em vigor.

Passo 2 – Instalando o Node.js

Agora que o NVM está instalado, podemos usar o comando nvm para instalar o Node.js. Execute o seguinte comando para listar as versões disponíveis do Node.js:

nvm ls-remote

Isso irá exibir uma lista de todas as versões do Node.js disponíveis para instalação. Escolha a versão desejada e execute o seguinte comando para instalá-la:

nvm install [versão]

Por exemplo, para instalar o Node.js versão 14.17.0, você pode executar o seguinte comando:

nvm install 14.17.0

Passo 3 – Verificando a instalação

Após a instalação do Node.js, você pode verificar se foi instalado corretamente executando os seguintes comandos:

node -v
npm -v

Estes comandos irão exibir a versão do Node.js e do npm (gerenciador de pacotes do Node.js), respectivamente. Se as versões forem exibidas corretamente, isso significa que o Node.js foi instalado com sucesso.

Conclusão

Agora você sabe como instalar o Node.js no Linux usando o NVM. Com o Node.js instalado, você pode começar a desenvolver aplicações JavaScript no lado do servidor e aproveitar todos os recursos e bibliotecas disponíveis. Esperamos que este tutorial tenha sido útil e que você possa aproveitar ao máximo o Node.js em seu ambiente Linux.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

mais populares

comentários mais recentes