sábado, maio 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDesenvolvimento de SoftwareExpressões regulares - glob

Expressões regulares – glob

As expressões regulares são uma poderosa ferramenta para manipulação de strings em programação. Elas permitem encontrar e manipular padrões de texto de forma eficiente e flexível. Uma das formas mais comuns de utilizar expressões regulares é através do uso da função glob.

A função glob é uma função de busca de arquivos em diretórios, que utiliza padrões de expressões regulares para filtrar os arquivos desejados. Ela é amplamente utilizada em diversas linguagens de programação, como Python, PHP e Ruby.

Para utilizar a função glob, é necessário passar como parâmetro um padrão de busca, que pode conter caracteres especiais que representam coringas. Por exemplo, o caractere asterisco (*) representa qualquer sequência de caracteres, enquanto o ponto de interrogação (?) representa um único caractere.

Por exemplo, se quisermos buscar todos os arquivos com extensão .txt em um diretório, podemos utilizar o seguinte padrão: ‘*.txt’. Isso irá retornar uma lista com todos os arquivos que possuem a extensão .txt.

Além dos coringas básicos, a função glob também suporta outras funcionalidades avançadas, como a busca recursiva em subdiretórios e a exclusão de determinados arquivos ou diretórios.

Por exemplo, se quisermos buscar todos os arquivos com extensão .txt em um diretório e em todos os seus subdiretórios, podemos utilizar o seguinte padrão: ‘**/*.txt’. Isso irá retornar uma lista com todos os arquivos que possuem a extensão .txt, independentemente de estarem no diretório principal ou em subdiretórios.

Além disso, podemos utilizar o caractere de exclusão (!) para filtrar determinados arquivos ou diretórios. Por exemplo, se quisermos buscar todos os arquivos com extensão .txt, exceto aqueles que possuem o nome ‘exemplo’, podemos utilizar o seguinte padrão: ‘*.txt’ e ‘!exemplo.txt’. Isso irá retornar uma lista com todos os arquivos que possuem a extensão .txt, exceto aqueles com o nome ‘exemplo’.

A função glob é uma ferramenta extremamente útil para manipulação de arquivos em programação. Com ela, é possível buscar e filtrar arquivos de forma rápida e eficiente, utilizando expressões regulares para definir padrões de busca. Se você trabalha com programação, vale a pena aprender mais sobre as expressões regulares e a função glob.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

mais populares

comentários mais recentes