quarta-feira, fevereiro 21, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioInstalaçãoGuia Passo a Passo: Como Instalar o SUSE Linux

Guia Passo a Passo: Como Instalar o SUSE Linux

O SUSE Linux é uma das distribuições Linux mais antigas e é amplamente reconhecida por sua robustez, especialmente em ambientes de servidor. Este guia irá orientar você através dos passos para instalar o SUSE Linux.

Pré-Requisitos:

  1. Um computador ou máquina virtual.
  2. Acesso à internet para baixar a imagem ISO (se você ainda não a tiver).
  3. Uma unidade flash USB ou DVD para criar a mídia de instalação.

Passos para a Instalação:

1. Baixar a Imagem ISO

Vá ao site oficial do SUSE e baixe a versão desejada. Geralmente, você encontrará duas opções principais: openSUSE Leap (mais estável) e openSUSE Tumbleweed (rolling release).

Link: Site oficial do openSUSE

2. Criar uma Mídia de Instalação

Usando uma ferramenta como o Rufus ou Etcher, crie um pendrive bootável. Se preferir usar um DVD, grave a imagem ISO nele.

3. Configurar BIOS/UEFI

Reinicie o computador. Durante o boot, pressione a tecla específica (geralmente F2, F10, DEL ou ESC) para acessar a BIOS ou UEFI. Navegue até a ordem de inicialização e coloque o pendrive ou DVD no topo da lista.

4. Iniciar o Instalador

Reinicie o computador. O instalador do SUSE deverá iniciar automaticamente. Selecione “Instalar” na tela inicial.

5. Escolher Idioma e Licença

Selecione o idioma desejado e aceite os termos da licença para continuar.

6. Seleção de Software

O instalador oferecerá opções de padrões de software. Você pode escolher um ambiente de desktop (por exemplo, KDE Plasma ou GNOME) ou selecionar o sistema como um servidor sem interface gráfica.

7. Particionamento

Você verá opções para particionar o disco. Pode optar pelo particionamento automático ou definir manualmente as partições. Se você é novo no Linux, o automático é recomendado.

8. Configuração de Zona Horária

Selecione a sua zona horária no mapa ou na lista fornecida.

9. Configuração de Usuário

Defina um nome de usuário e senha. Você também terá a opção de definir a senha para o usuário “root”, que é o administrador do sistema.

10. Revisar e Instalar

O instalador apresentará um resumo das configurações. Revise e, se tudo estiver conforme o desejado, clique em “Instalar”.

11. Conclusão da Instalação

O sistema começará a instalação. Este processo pode levar algum tempo. Após a conclusão, o instalador pedirá para remover a mídia de instalação e pressionar “Enter”. Faça isso e seu computador reiniciará.

12. Primeiro Boot

Na primeira vez que o sistema iniciar, você verá uma tela de boas-vindas e talvez algumas configurações finais dependendo da sua escolha de ambiente de desktop. Complete-as conforme necessário.

Conclusão

Parabéns! Agora você deve ter o SUSE Linux instalado e pronto para usar. O SUSE é uma distribuição poderosa e oferece uma excelente plataforma para computação de servidor, desenvolvimento ou uso diário. Explore e aproveite o seu novo sistema!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

mais populares

comentários mais recentes