sábado, maio 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioProgramaçãoSubstituições de parâmetros - Verificação de entrada no shell script

Substituições de parâmetros – Verificação de entrada no shell script

No mundo da programação, a manipulação de strings é uma tarefa comum. E no shell script, uma das maneiras de realizar essa manipulação é por meio de substituições de parâmetros. Neste artigo, vamos explorar uma forma específica de substituição de parâmetros – a verificação de entrada.

Quando estamos escrevendo um script em shell, muitas vezes precisamos verificar se o usuário passou algum argumento na linha de comando. Para isso, podemos utilizar a substituição de parâmetros para verificar a existência e o valor desses argumentos.

A substituição de parâmetros no shell script é feita utilizando o símbolo ‘$’ seguido de uma letra ou símbolo especial. Neste caso, utilizaremos o símbolo ‘?’ para realizar a verificação de entrada.

Suponha que estamos escrevendo um script chamado ‘meu_script.sh’ e queremos verificar se o usuário passou um argumento na linha de comando. Podemos fazer isso da seguinte forma:

#!/bin/bash

if [ -z "$1" ]
then
    echo 'Nenhum argumento fornecido.'
else
    echo 'Argumento fornecido: $1'
fi

No exemplo acima, utilizamos a substituição de parâmetros ‘?’ para verificar se o primeiro argumento (‘$1’) foi fornecido. A opção ‘-z’ verifica se a string é vazia. Se o argumento não foi fornecido, exibimos a mensagem ‘Nenhum argumento fornecido.’; caso contrário, exibimos a mensagem ‘Argumento fornecido: $1’, onde ‘$1’ é substituído pelo valor do primeiro argumento.

Além da verificação de existência, também podemos utilizar a substituição de parâmetros para verificar o tipo de entrada. Por exemplo, se quisermos verificar se o argumento é um número, podemos fazer o seguinte:

#!/bin/bash

if [[ $1 =~ ^[0-9]+$ ]]
then
    echo 'Argumento é um número.'
else
    echo 'Argumento não é um número.'
fi

No exemplo acima, utilizamos a substituição de parâmetros ‘?’ para verificar se o primeiro argumento (‘$1’) é um número. A expressão regular ‘^([0-9]+)$’ verifica se a string é composta apenas por dígitos numéricos. Se o argumento for um número, exibimos a mensagem ‘Argumento é um número.’; caso contrário, exibimos a mensagem ‘Argumento não é um número.’

As substituições de parâmetros são uma ferramenta poderosa no shell script, permitindo a manipulação de strings e a verificação de entrada de forma simples e eficiente. Com elas, podemos escrever scripts mais robustos e flexíveis, capazes de lidar com diferentes situações.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

mais populares

comentários mais recentes