sexta-feira, julho 19, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioTecnologiaComo Configurar um Servidor de Impressão com CUPS

Como Configurar um Servidor de Impressão com CUPS

O CUPS (Common Unix Printing System) é um sistema de impressão open-source amplamente utilizado em sistemas Unix e Linux. Ele fornece uma plataforma fácil de usar para configurar e gerenciar impressoras em rede. Neste artigo, vamos mostrar como configurar um servidor de impressão com CUPS.

Passo 1: Instalando o CUPS

O primeiro passo é instalar o CUPS no seu servidor. Dependendo da distribuição Linux que você está usando, o comando de instalação pode variar. Por exemplo, se você estiver usando o Ubuntu, você pode usar o seguinte comando:

sudo apt-get install cups

Após a instalação, você precisará iniciar o serviço do CUPS. Use o seguinte comando para iniciar o serviço:

sudo systemctl start cups

Passo 2: Configurando as Impressoras

Uma vez que o CUPS esteja instalado e em execução, você pode configurar as impressoras conectadas ao servidor. Abra o seu navegador e digite o seguinte endereço:

http://localhost:631

Isso abrirá a interface web do CUPS, onde você pode gerenciar as configurações das impressoras. Clique em ‘Administração’ e faça login com suas credenciais de administrador.

Na página de administração, clique em ‘Adicionar impressora’ para iniciar o assistente de configuração. Siga as instruções do assistente para adicionar sua impressora ao servidor.

Passo 3: Configurando o Compartilhamento de Impressoras

Depois de adicionar as impressoras ao servidor, você pode configurar o compartilhamento de impressoras para permitir que outros computadores na rede acessem e usem as impressoras.

Na interface web do CUPS, clique em ‘Administração’ e em seguida, clique em ‘Configuração do servidor’. Role para baixo até a seção ‘Compartilhamento de impressoras’ e marque a opção ‘Compartilhar impressoras conectadas a este sistema’.

Depois de marcar essa opção, clique em ‘Alterar configurações’ para salvar as alterações. Agora, outras máquinas na rede podem adicionar as impressoras compartilhadas usando o endereço IP do servidor.

Passo 4: Testando a Configuração

Para testar a configuração do servidor de impressão, você pode imprimir uma página de teste. Na interface web do CUPS, clique em ‘Administração’ e em seguida, clique em ‘Impressoras’. Clique na impressora que você deseja testar e clique em ‘Imprimir uma página de teste’.

Se a impressora imprimir corretamente a página de teste, isso significa que a configuração do servidor de impressão está correta.

Conclusão

O CUPS é uma ferramenta poderosa para configurar e gerenciar impressoras em rede. Com as etapas acima, você pode facilmente configurar um servidor de impressão com CUPS e compartilhar impressoras na sua rede.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

mais populares

comentários mais recentes