quarta-feira, fevereiro 21, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioTecnologiaComo Configurar um Servidor Web WildFly no Linux

Como Configurar um Servidor Web WildFly no Linux

O WildFly é um servidor de aplicação Java de código aberto que oferece uma plataforma robusta para hospedar aplicativos da web. Neste tutorial, vamos aprender como configurar um servidor web WildFly no Linux.

Passo 1: Instalando o WildFly

O primeiro passo é baixar e instalar o WildFly no seu sistema Linux. Você pode encontrar a versão mais recente do WildFly no site oficial do projeto. Baixe o pacote ZIP e extraia-o para o diretório desejado.

Após a extração, você precisará configurar as variáveis de ambiente necessárias. Abra o arquivo .bashrc ou .bash_profile no seu editor de texto preferido e adicione as seguintes linhas:

export JBOSS_HOME=/caminho/para/o/diretorio/wildfly
export PATH=$PATH:$JBOSS_HOME/bin

Salve o arquivo e execute o comando source .bashrc ou source .bash_profile para carregar as novas configurações.

Passo 2: Configurando o Servidor WildFly

Agora que o WildFly está instalado, vamos configurar o servidor. Abra um terminal e navegue até o diretório bin do WildFly. Execute o comando ./standalone.sh para iniciar o servidor WildFly em modo standalone.

Após o servidor iniciar, você poderá acessar a interface de administração do WildFly no seguinte endereço: http://localhost:9990. Faça login com as credenciais padrão (usuário: admin, senha: admin) e você estará pronto para configurar o servidor.

Passo 3: Configurando um Novo Domínio

Para configurar um novo domínio, abra a interface de administração do WildFly e clique em “Profile” no menu lateral esquerdo. Em seguida, clique em “Domain” e depois em “Add”. Preencha as informações necessárias, como nome do domínio, porta de gerenciamento e outras opções.

Após criar o domínio, você pode configurar os recursos, como datasources, pools de conexão e outros, na seção “Configuration” da interface de administração.

Passo 4: Implantação de Aplicativos

Para implantar um aplicativo no WildFly, você pode fazer o upload do arquivo WAR ou EAR diretamente na interface de administração. Clique em “Deployments” no menu lateral esquerdo e, em seguida, em “Add”. Selecione o arquivo WAR ou EAR do seu aplicativo e clique em “Next” para prosseguir com a implantação.

Após a implantação, você poderá acessar seu aplicativo no seguinte endereço: http://localhost:8080/nome-do-aplicativo.

Conclusão

Configurar um servidor web WildFly no Linux pode parecer complicado no início, mas seguindo os passos corretos, você poderá ter um servidor web robusto e confiável para hospedar seus aplicativos Java. Lembre-se de sempre manter seu servidor atualizado e seguro, aplicando as atualizações de segurança mais recentes.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

mais populares

comentários mais recentes