sábado, maio 25, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioTecnologiaTrabalhando com SELECT

Trabalhando com SELECT

O comando SELECT é uma das principais ferramentas utilizadas no SQL para recuperar dados de um banco de dados. Neste artigo, vamos explorar as diferentes formas de utilizar o comando SELECT e como obter os resultados desejados.

SELECT básico

O SELECT básico é utilizado para recuperar todos os registros de uma tabela. A sintaxe básica é a seguinte:

SELECT * FROM nome_da_tabela;

O asterisco (*) é utilizado para selecionar todas as colunas da tabela. Se você quiser selecionar apenas algumas colunas específicas, você pode listar os nomes das colunas separados por vírgula:

SELECT coluna1, coluna2 FROM nome_da_tabela;

Filtrando resultados

Para filtrar os resultados, você pode utilizar a cláusula WHERE. Por exemplo, se você quiser selecionar apenas os registros em que a coluna “idade” seja maior que 18, você pode fazer o seguinte:

SELECT * FROM nome_da_tabela WHERE idade > 18;

Você também pode utilizar operadores lógicos, como AND e OR, para combinar múltiplas condições. Por exemplo:

SELECT * FROM nome_da_tabela WHERE idade > 18 AND cidade = 'São Paulo';

Ordenando resultados

Para ordenar os resultados, você pode utilizar a cláusula ORDER BY. Por exemplo, se você quiser ordenar os registros por ordem crescente de idade, você pode fazer o seguinte:

SELECT * FROM nome_da_tabela ORDER BY idade ASC;

Você também pode ordenar por múltiplas colunas. Por exemplo, se você quiser ordenar os registros por ordem crescente de idade e decrescente de nome, você pode fazer o seguinte:

SELECT * FROM nome_da_tabela ORDER BY idade ASC, nome DESC;

Limitando resultados

Para limitar o número de resultados retornados, você pode utilizar a cláusula LIMIT. Por exemplo, se você quiser retornar apenas os primeiros 10 registros, você pode fazer o seguinte:

SELECT * FROM nome_da_tabela LIMIT 10;

Você também pode utilizar a cláusula LIMIT em conjunto com a cláusula OFFSET para paginar os resultados. Por exemplo, se você quiser retornar os registros de 11 a 20, você pode fazer o seguinte:

SELECT * FROM nome_da_tabela LIMIT 10 OFFSET 10;

Conclusão

O comando SELECT é uma ferramenta poderosa para recuperar dados de um banco de dados. Com as diferentes opções de filtragem, ordenação e limitação, você pode obter os resultados desejados de forma eficiente. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender como trabalhar com SELECT no SQL.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

mais populares

comentários mais recentes